Eu adoro copa do mundo! E estou torcendo como nunca para mais uma conquista. Mas se isso fosse sinônimo de patriotismo desejaria que acontece em todos os meses do ano.



Eu sonho com os dias em que não apenas as casas estarão enfeitadas de verde-e-amarelo e azul-e-branco, mas que essas cores estejam em nossas mãos a cada vez que uma árvore fosse derrubada de maneira irresponsável, em nossa dignidade a cada vez que fosse vendida uma espécie ameaçada de extinção, em nossa apreciação a cada fez que o mar fosse poluído, e em nossos olhos a cada vez que buscassemos o azul do céu e só vissemos o branco, o branco azincentado da poluição. 

Eu sonho com os dias em que as ruas não serão enfeitadas apenas para disputarem a concursos de rádios, mas que fossem enfeitadas de vizinhos que não matam vizinhos, que não brigam por motivos infimos. Queria vizinhos-irmãos, vizinhos-amigos, que mais do que torcer juntos pudessem conviver, viver, ver a vida de forma amigável.

Verde! Amarelo! Azul! E Branco! Queria que essas cores fossem realmente lembradas. Ou melhor, que não fossem apenas pintadas em nossas faces nos dias de jogos, seja com os risco de guerra ou em formas de corações ou bandeiras. Eu queria mesmo que fossemos pintados de dentro pra fora, por que quem sabe assim o sentimento de "Eu sou Brasileiro" fosse muito mais forte e com um objetivo muito maior!

Queria que nossas camisas, tão bem desenhadas, representassem o que há em nossos próprios corações. Se a frase é "Eu amo o Brasil", queria que esse amor fosse demonstrado no cuidado com os rios, com as florestas, com os sem-terras, com a família, com vizinho, com o cachorro, com o amigo, comigo!

Eu sonho com os dias em que não vamos sair por aí torcendo com a bandeira enrrolada em nossos corpos só porque é jogo da nossa Seleção. Eu queria mesmo que todos os dias essa bandeira fosse hasteada dentro da nossa mentalidade, e lembrassemos de onde viemos, de quando esse país lutou pra se tornar melhor e de quanto ainda temos que lutar, porque esse é o nosso país, é a nossa casa, a casa da Mãe Gentil!

Eu sonho com os dias em que a emoção de cantar o Hino Nacional não vai ser despertada por estar mais próximo do Hexa, do Hepta... E sim, porque cada palavra representa um sonho intenso, de amor e de esperança, de um povo heróico, que consquista com braço forte a terra que é adorada entre outras mil porque é a Pátria Amada, é Brasil.

Eu sonho com os dias em que não vou mais ouvir notícias de pessoas morrendo de dengue. Tapo os ouvidos e fecho os olhos, mas continuo a ouvir e ver. Eu sonho com os dias em que não vou saber de crianças sendo arrastadas em carros por bandidos, ou de uma menininha jogada pela janela em plena flor de idade. Ou de meninos esquartejaos pelos pais por serem "levados"... Ou de coisas tão piores...

Verde! Amarelo! Azul! E Branco! Branco! Preto! Pardo! E Roxo! Essas são as cores do nosso Brasil. Eu sonho com os dias em que cor, raça, gênero, idade, religião e time de futebol não serão medidas classificáveis em melhores e piores. Eu sonho com os dias em que essas cores vão ter a mesma cor: o RESPEITO a todos!

Ainda sonhos com os dias de menos desigualdade, violência, fome, AIDS. Com mais escolas, universidades, empregos, mais felicidade. Eu sonho! E como sonho! Mesmo com todos os pesadelos, ainda posso dizer que tenho a nacionalidade que eu sempre quiz ter, pelo tudo que temos, ainda somos um povo digno, abençoado por Deus, que acorda cedo e vai a luta, que preserva a família, que busca ser melhor.

Bendito este povo, que possui a magia de unir todas as raças, de todos os credos.
Bendito este povo, que sabe entender todos os sotaques, talvez porque sua verdadeira língua pátria não seja bem entendida.
Bendito este povo, que oferece todos os tipos de climas para contentar toda gente.
Benditas seja, querida pátria chamada Brasil !

 
No fim eu acordo, mas ainda sonho com os dias que vamos gritar:
"Eu sou Brasileiro,
com muito orgulho, com muito amor" !

E o Brasil vai responder:
Eu sou o Brasil, cuidado por Brasileiros,
com muito orgulho, com muito amor!


0 comentários:

Postar um comentário