A higiene da boca é um aspecto muito importante, que não se refere apenas ao cuidado dos dentes, mas tembém da gengiva, língua e mucosa. Sabe-se que na cavidade oral está a mais varidada microbiota, entre ela o pricipal vilão da cárie, o Streptococcus mutans.
O cuidado com a boca deve ser constante e criterioso, caso contrário, o risco de desenvolver lesões cariosas, periodontais (gengivais) e outros problemas mais sérios é bem maior.
Que a prevenção é o melhor remédio, todo mundo já sabe, no entanto, às vezes um tratamento de choque funciona melhor com algumas pessoas. Como eu imagino que esse segundo caso não seja o de vocês, aqui vai umas dicas pra não terem que remediar no futuro.
COMPONENTES
Quando falamos de higiene bucal a primeira coisa que vem a mente é a escova de dente. Mas ela é apenas um componente, que sozinha, não consege fazer o trabalho completo. Para que a higienização da boca seja completa, é necessário também o uso de fio dental, linpador de língua e anti-séptico bucal.
1° Passo: O FIO DENTAL
Antes que se realize a escovação, primeiramente deve-se passar o fio dental (alguns dentistas recomendam que seja feito após a escovação, no entanto é desagradável sentir "restinhos" de alimentos depois que a boca já está limpa). Seu uso é para limpar as regiões entre os dentes, onde a escova não consegue remover os resíduos alimentares e a placa bacteriana. Os encerrados são melhores, pois deslizam melhor nos espaços interdentais.
CUIDADO: ao contornar as bordas dos dentes, seja cuidadoso com a gengiva, sangramentos leves e esporádicos até são aceitos, mas se isso for constante manere na força, pois poderá causar inflamação na gengiva, com consequente retração, que provocará sensibilidade a frios e quentes.
2° Passo: A ESCOVAÇÃO
Antes que me perguntem qual é a melhor escova, vou logo dizendo, não adianta ter a melhor escova se a escovação não for realizada de forma correta. O mais indicado é escova com a cabeça pequena, que permite chegar com mais facilidade nos dentes posteriores e de cerdas macias (sempre e para todo sempre, amém! rsrsrs), para evitar desgastes do esmalte dentário e agressões gengivais. Escovar os dentes não é uma questão de forma e sim de jeito, portanto nada aagir como se estivesse escovando o chão, seja delicado(a). E quanto o melhor creme dental? Bem, hoje tem cremes dentais muito modernos, com indicãções específicas, mas para uma boa escovação, qualquer um que tenha flúor já é o suficiente.
3° Passo: ANTI-SÉPTICO BUCAL
Por fim, é recomendado (opcional) o uso de um anti-séptico bucal, para finalizar a higienização oral, para manter a limpeza dos dentes, gendiva, língua e mucosa bucal. Podem ser utilizado de 1 a 3 vezes ao dia, 5ml, por 1 minuto(não engolir). Ahh, já sei, qual é o melhor? Bem isso realmente tem resposta, mas vou responder em um outro post (junto com "a melhor escova", "o melhor creme dental", "o melhor fio", "a melhor água"... rsrsrsr), a príncipio dê sempre preferência aos que não possuem álcool, pois o uso continuo pode ressecar a boca.
E claro, consultar pelo duas vezes ao ano um dentista para fazer avaliação, limpeza, aplicação tópica de flúor e controle de placa bacteriana.
Dúvidas?
Cuide bem do seu sorriso, seja ele como for!
0 comentários:
Postar um comentário