Continuando a série sobre Escovas de Dentes (veja a Melhor Escova de Dente), chegou a vez se falarmos sobre a limpeza deste que é o mais importante item da higienização oral.
Existem no mercado dezenas de tipos de esterilizadores para escovas, que muitas vezes não promovem uma esterilização total, mas diminuem consideravelmente o número de microorganismos patogênicos:
O processo é feito através de luz ultra-violeta (UV), auxiliando a secagem dos materiais expostos à luz. E isto é realmente importante? Sim, as escovas de dente normalmente habitam locais úmidos e escuros, longe da luz solar, o que propicia uma acumulação de bactérias, coliformes fecais e outros microorganismos patogênicos. Alguns descuidos podem piorar mais ainda a situação, como lavar mal e não secar bem a escova depois da utilização. (Blog do Dentista)
Como esterilizar escova de dentes no microondas:
•Em primeiro lugar verifique se há partes em metal na escova (até seria divertido, mas não queremos ver nenhum microondas explodindo). Se tiver, não há problema, desde que siga o passo abaixo corretamente.
•Coloque a escova de dentes num copo, de cabeça para baixo, cobrindo totalmente a parte das cerdas com água. Se houver metal na escova, deve ser completamente submerso em água (se necessário, em vez de um copo utilize um recipiente maior).
•Ligue o microondas na potência máxima e espere que ferva a água. Deixe ferver durante dois minutos.
•Retire imediatamente a escova (utilize luvas) e bata no copo para retirar detritos.
•Passe por água corrente.
•Repita mais uma vez o processo todo, seque a escova e guarde em local seco e arejado, de preferência ao abrigo de luz.
Pra quem prefere um coisa mais simples, a limpeza da escova de dentes pode ser feita com água e sabão neutro, em seguida, deixada de molho em um copo com água e 1 gota de água sanitária, ou enxaguante bucal, pelo menos 1 vez na semana! Não tem o mesmo poder de esterelização, mas já é alguma coisa.
0 comentários:
Postar um comentário